AO3 News

Post Header

Published:
2021-04-01 11:18:31 UTC
Original:
An update on blocking and muting features
Tags:

Uma funcionalidade que tem vindo a ser pedida ao longo dos anos é a possibilidade de bloquear outras pessoas utilizadoras e impedi-las de interagir contigo no Archive of Our Own - AO3 (O Nosso Próprio Arquivo), ou esconder conteúdo de pessoas utilizadoras que especificares. Esta é uma funcionalidade que temos estado a planear há algum tempo e temos trabalhado ativamente nos últimos meses para a implementar. Queremos, por isso, dar-te uma pequena atualização sobre o que temos vindo a desenvolver:

Bloquear vs. Silenciar

Temos trabalhado de perto com as equipas de Suporte e de Políticas & Abuso, que estão em contacto direto com as nossas pessoas utilizadoras e nos ajudam a analisar todo o feedback, pedidos de funcionalidades e sugestões que nos chegam. Isto permite-nos determinar a melhor forma de satisfazer os desejos das nossas pessoas utilizadoras, para tornar a experiência do AO3 mais segura e agradável sem criar novos problemas no processo.

Após alguma discussão, decidimos tratar esta nova funcionalidade como duas sub-funcionalidades diferentes:

  • Bloquear: impedir que certas pessoas utilizadoras interajam contigo
  • Silenciar: excluir conteúdo de certas pessoas utilizadoras da tua experiência pessoal no Arquivo

Desta forma, podemos oferecer às nossas pessoas utilizadoras um conjunto de opções para personalizarem a sua experiência e adicionarem uma camada de protecção contra assédio, sem dificultar a criação e interação com os conteúdos no AO3. Podes, por exemplo, querer silenciar uma pessoa utilizadora porque publica muitas obras de fãs sobre uma relação de que não gostas, mas não te importares que essa pessoa deixe comentários nas tuas obras. Separar os dois conceitos permite-nos também implementar um conjunto inicial e focado de opções enquanto continuamos a trabalhar no resto das funcionalidades nos bastidores.

Há, no entanto, vários aspetos a considerar antes de podermos elaborar o documento do design final onde detalhamos a forma como queremos que estas funcionalidades sejam implementadas e como vão interagir com as funcionalidades já existentes no AO3. O âmbito da mudança faz com que ambas as funcionalidades tragam os seus próprios desafios e armadilhas com que temos de lidar antes de avançar mais.

As discussões têm de ter em conta dezenas de pequenos detalhes como, "Se a lista dos resultados de pesquisa inclui conteúdos silenciados, o número que é apresentado no topo da lista precisa de ser ajustado? Como é que isto interage com os números nos filtros?", bem como considerações mais abstratas, como "E se um desafio tem várias pessoas moderadoras, cada uma com a sua lista de contas bloqueadas e silenciadas?".

Quando começarmos a escrever o código, talvez nos deparemos com problemas técnicos que não foram aparentes durante a fase de planeamento e que requerem que os nossos planos mudem de forma substancial. Desta forma, só estaremos prontos para anunciar estas funcionalidades quando tivermos a certeza de que elas estão quase prontas, o que entendemos ser frustrante para quem tem estado à espera desta funcionalidade.

Dinheiro vs. Tempo

Embora a OTW (Organização para Obras Transformativas) tenha dinheiro suficiente para que uma empresa contratada possa potencialmente lidar com a programação (graças às vossas generosas doações!), para o fazer de forma eficaz precisamos primeiro de lhes dizer detalhadamente o que de facto queremos, dado que estamos mais familiarizados com funcionalidades complexas como as colecções e desafios, e temos uma melhor ideia da forma como as pessoas utilizam o site e dos problemas com que se deparam.

Isto é frequentemente a parte mais complexa de um projeto desta dimensão, e é algo que não podemos facilmente terceirizar sem correr o risco de ter um resultado final que causa mais problemas do que os que resolve.

Adicionalmente, as pessoas que precisam de estar envolvidas neste processo (porque têm vastos conhecimentos sobre o funcionamento interno do AO3 e sobre o feedback que nos tem chegado da parte das pessoas utilizadoras ao longo dos anos) são as mesmas que são necessárias para manter o AO3 a funcionar numa base diária, corrigir erros, garantir que o backend se mantém atualizado e manter as equipas de Suporte e Políticas & Abuso a funcionar sem problemas.

Tudo isto é feito por pessoas voluntárias, e por vezes há outros compromissos que têm de ser priorizados para manter o site funcional. Por estas razões, os projetos grandes ou até de tamanho médio demoram muito tempo a passar da ideia inicial para a implementação da nova funcionalidade.

No entretanto...

Embora as ferramentas integradas e de uso fácil de bloquear e silenciar ainda estejam um pouco distantes, as nossas listas de FAQS Não Oficiais de Ferramentas de Navegador alguns scripts de terceiros que te permitam filtrar conteúdo indesejado. Também estamos a trabalhar noutras mudanças importantes para te dar mais controlo sob a tua experiência AO3.

No último ano, adicionamos a capacidade de desligar comentários ou congelar tópicos de comentários específicos nas tuas obras. Também estamos a trabalhar em mudanças que te permitam escolher não receber presentes ou convites para coleções, da mesma forma que podes controlar a capacidade dos outros de te enumerar como co-criador em obras. (Tal como com as grandes mudanças, haverão publicações de notícias dedicadas com mais informação sobre estas mudanças quando estiverem prontas para o seu lançamento.)

Embora tenha sempre sido possível utilizar o Sistema de Estilos AO3 para esconder obras específicas de ti mesmo, recentemente também tornamos possível esconder todas as obras de criadores específicos. Para fazer isto, cria um estilo de site e utiliza o CSS seguinte:

  • .work-000 { display: none !important; } para esconder uma obra específica. Substitui 000 com o ID da obra que queres esconder. O ID da obra é uma série de números que pode ser encontrada no URL da obra. O ID vem imediatamente depois de /works/, por exemplo https://ao3.org/works/000/chapters/123.
  • .user-000 { display: none !important; } para esconder todas as obras de uma pessoa utilizadora específica. Substitui 000 com o ID da pessoa utilizadora cujas obras tu queres esconder. O ID de uma pessoa utilizadora é uma série de números que pode ser encontrada no perfil da pessoa utilizadora na secção “O meu ID de pessoa utilizadora é”. O ID de uma pessoa utilizadora não muda mesmo que o seu nome seja mudado

Para esconder vários items, podes separar os seletores com uma vírgula: .work-000, .work-149319, .user-000 { display: none !important; }

Por enquanto, este projeto só se aplica a listagens de obras e resultados de pesquisa de obra, não a obras favoritas. No entanto, estamos a trabalhar para também extendê-lo a obras favoritas e teremos um tutorial mais detalhado quando estiver pronto. (Por favor tem em atenção que caso tenhas anteriormente escondido obras com seletores como .blurb#work_000, isto vai continuar a funcionar, mas não vai automaticamente transferir para listagens de obras favoritas e resultados de pesquisa no futuro.)

Lamentamos que isto esteja a levar mais tempo do que antecipado, e esperamos que esta atualização tenha provido algumas das razões por detrás disto.

Pedimos-vos para terem paciência enquanto afinamos os detalhes, e agradecemos as vossas palavras de apoio aqui e em todo o lado, especialmente durante este último ano. Não conseguimos responder a todos os tweets e comentários, mas apreciamos muito o vosso apoio!